-
Arquitetos: Ariel Kitay Arquitectura, Bou Arquitectura, Estudio Gramo, Gris Arquitectura
- Área: 1050 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Albano García
-
Fabricantes: Barugel azulay, FV, Griscan iluminacion, ferrum
Descrição enviada pela equipe de projeto. Monroe 4285 é um edifício habitacional multifamiliar situado no novo Barrio Parque Donado Holmberg, uma região em crescimento e de baixa escala da Cidade de Buenos Aires.
O terreno no qual o projeto se implanta tem a característica de ser profundo e de não ter uma linha limite de construção nos fundos, o que permitiu criar dois volumes separados por um grande pátio que os articula.
Embora se trate de um edifício entre empenas cegas, as habitações foram recuadas em um de seus lados, propondo uma circulação horizontal semi-coberta que ventila e conecta visualmente o edifício com a rua, com o pátio, com o fundo e consigo mesmo. Esta circulação vai sendo tensionada, o que gera diferentes sensações e escalas na sucessão de espaços que aparecem. A circulação é maior em alguns pontos, mais larga e mais aberta quando atravessa o pátio, mais estreita entre a empena e os volumes construídos. Além de um térreo livre e aberto, todo o layout gera situações de interação entre as pessoas, espaços amistosos e amplos.
A retirada do volume construído e das vigas de concreto que compõem a linha oficial de projeção dão origem a varandas em cada apartamento; isto propõe uma transição entre a avenida e os espaços internos e, ao mesmo tempo, lhes proporciona privacidade.
O edifício tem 4 andares de apartamentos e um terraço na cobertura. São quatorze unidades, das quais duas são duplex e quatro têm seus próprios terraços. Cada um dos volumes é composto por dois apartamentos por andar. Cada um dos apartamentos, embora pequeno em tamanho, tem um espaço único, flexível, iluminado e bem ventilado.